quinta-feira, 8 de setembro de 2011

“AJUDA BOOMERANG” BENEFICIA PAÍSES DOADORES, DEFENDE EURODAD


A Ajuda ao Desenvolvimento dos países doadores continua a beneficiar as suas empresas, apesar de os vários compromissos internacionais assinados na última década para inverter a tendência da Ajuda ligada, indica o mais recente relatório lançado esta semana pela rede Eurodad e intitulado “How to spend it: Smart procurement for more effective aid”.

O montante exacto de Ajuda ao Desenvolvimento é difícil de calcular, porém os investigadores estimam que cerca de 69 mil milhões de dólares – mais de metade da Ajuda Pública ao Desenvolvimento – foi utilizada anualmente na aquisição de bens e serviços para os projectos de Desenvolvimento. E grande parte desse valor é considerada “Ajuda boomerang” na medida em que os bens são adquiridos às empresas dos países doadores que irão, em última instância, beneficiar da venda para países beneficiários.

O primeiro passo para o desligamento da Ajuda foi dado em 2001 com a assinatura de um compromisso dos países da OCDE, contudo, 10 anos depois, 20% da Ajuda bilateral é ainda formalmente ligada. O Eurodad revela ainda que os projectos de Desenvolvimento realizados com recurso à Ajuda ligada são entre 15 a 40% mais dispendiosos.

“Constatámos que a maior parte da Ajuda ao Desenvolvimento nunca entra na economia do País em Desenvolvimento”, refere Bodo Ellmers, do Eurodad, à IPS News. De acordo com a OCDE, o total de Ajuda Pública ao Desenvolvimento em 2009 foi de 92 mil milhões de euros. “A maioria das pessoas pensa que estes 92 mil milhões de euros foram dados aos Países em Desenvolvimento, porém, quando olhamos para os contratos de Ajuda, dois terços foram concedidos a empresas do Norte, beneficiando exclusivamente a economia do Norte”, acrescenta Ellmers.

Para este relatório, a Eurodad analisou estudos de caso no Bangladesh, Gana, Namíbia, Uganda, Nicarágua e Bolívia, chegando à conclusão que a Ajuda ligada continua a ser uma realidade na aquisição e compra de bens e serviços para projectos de Desenvolvimento, o que torna a Ajuda menos eficaz.

Criada em 1990, a Eurodad – European Network on Debt and Development é uma rede composta por 54 ONG de 19 países europeus que trabalha questões relacionadas com a dívida, o Desenvolvimento e a redução da pobreza.

Sem comentários:

Enviar um comentário