terça-feira, 15 de novembro de 2011

PORTUGAL ABAIXO DA MÉDIA
NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA 2011


A Publish What You Fund disponibilizou hoje o Índice de Transparência da Ajuda ao Desenvolvimento relativo a 2011 que coloca Portugal no grupo dos países com pior desempenho, com uma classificação de 17% (a média dos 58 países analisados fixa-se nos 34%).

Em primeiro lugar (com 78%) está a Associação Internacional de Desenvolvimento do Banco Mundial, enquanto Malta ocupa o último lugar do índice (0%). A análise da PWY baseia-se em três grandes áreas: 1) o compromisso geral com a transparência da Ajuda ao Desenvolvimento; 2) a transparência na canalização de Ajuda para os países parceiros; 3) o nível de transparência com as Organizações da Sociedade Civil.

Portugal ocupa a 45.ª posição, tendo uma classificação particularmente baixa nos indicadores ao nível das actividades. De acordo com a PWYF, o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento tem pouca informação disponível em inglês e a maior parte está desactualizada. “É difícil perceber se este é também o caso do número limitado de projectos publicados, porque as datas não são disponibilizadas”, refere ainda o relatório. Além disso, o IPAD não respondeu ao convite da PWYF para dar feedback e verfificar as conclusões da pesquisa. À semelhança do ano passado, a PWYF sugere que Portugal assine a IATI, desenvolva um calendário de implementação dos requisitos da Iniciativa e inicie um processo de publicação de informação através dos padrões da IATI.

A nível global, o relatório conclui que a maior parte dos países doadores não publica informação suficiente sobre o montante canalizado para os países parceiros, minando os esforços para tornar a Ajuda ao Desenvolvimento mais eficaz e credível a nível público.

Sem comentários:

Enviar um comentário