quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PORTUGAL NA 10.ª POSIÇÃO DO ÍNDICE DE COMPROMISSO PARA O DESENVOLVIMENTO 2012


Portugal desceu uma posição, relativamente a 2011, no Índice de Compromisso para o Desenvolvimento, o que corresponde ao 10.º lugar num conjunto de 27 países analisados. O país ocupa agora a primeira posição na componente de tecnologia, devido às políticas de incentivo de apoio à inovação e à difusão de avanços tecnológicos nos Países em Desenvolvimento, tendo também um bom registo na área do ambiente.

Os pontos fracos apontados a Portugal têm a ver com o baixo volume de Ajuda Pública ao Desenvolvimento e o peso significativo da Ajuda ligada; e ainda com o apoio reduzido a refugiados durante situações emergência ou crise humanitária.

Elaborado pelo Center for Global Development (CGDev) desde 2003, o Índice de Compromisso para o Desenvolvimento classifica uma série de políticas de 27 países financiadores que afectam directamente as populações dos Países em Desenvolvimento, nomeadamente a quantidade e qualidade da Ajuda ao Desenvolvimento; a abertura ao comércio; as políticas de incentivo ao investimento; as políticas de migração, de ambiente e de segurança; e o apoio à criação e disseminação tecnológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário