sexta-feira, 15 de julho de 2011

QUÉNIA LANÇA PRIMEIRO PORTAL OPENDATA EM ÁFRICA


O Quénia é o primeiro país africano a lançar um portal dedicado à disponibilização de dados detalhados – o OpenData Kenya – sobre os gastos, incluindo as despesas públicas auditadas de 2002/2003 e 2008/2009. No novo portal é possível explorar gráficos e tabelas interactivas, tornando mais acessível e legível a leitura de dados não-tratados. “Estes dados são a chave para melhorar a transparência, para a valorização social e económica e para a construção do Governo 2.0 no Quénia”, lê-se no site.

De acordo com a Publish What You Fund, esta iniciativa deve ser aplaudida na perspectiva de que, desta forma, é possível vincular os orçamento dos países beneficiários à informação sobre a Ajuda ao Desenvolvimento que está a começar a ser disponibilizada através de iniciativas como a IATI – International Aid Transparency Initiative (ver neste blogue a definição da Iniciativa Internacional de Transparência da Ajuda).

Até ao momento, apenas se podem consultar dados financeiros relativos ao orçamento de recursos próprios, porém brevemente poderá ser incluída informação detalhada sobre a Ajuda ao Desenvolvimento, de forma a ser possível visualizar os fluxos financeiros globais do país.

Nota: o Quénia não faz parte da lista dos 21 Países em Desenvolvimento que se associaram à IATI.

Sem comentários:

Enviar um comentário