quinta-feira, 7 de julho de 2011

SOCIEDADE CIVIL CONSOLIDA AS SUAS POSIÇÕES PARA O
4.º FÓRUM DE ALTO NÍVEL SOBRE A EFICÁCIA DA AJUDA


Mais de duas centenas de responsáveis da Sociedade Civil (OSC) de cerca de 70 países reuniram-se recentemente em Siem Reap, Cambodja, em Assembleia Geral organizada pelo Open Forum das OSC para a Eficácia do Desenvolvimento. Em discussão esteve o documento “An International Framework for CSO Development Effectiveness”, que representa os princípios, as linhas de orientação e as condições da Sociedade Civil no contexto da Cooperação para o Desenvolvimento.

A declaração, que reflecte a posição da Sociedade Civil para o 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda que terá lugar no final de Novembro em Busan (Coreia do Sul), é também o culminar de dois anos de processo de consultas regionais para desenvolver os princípios que devem nortear a acção da Sociedade Civil e a sua coordenação com outros actores do Desenvolvimento.

Nos próximos meses, as OSC irão disseminar a versão final do documento e preparar negociações multilaterais para o 4.º Fórum de Alto Nível, em estreita cooperação com a plataforma de Sociedade Civil Better Aid de forma a reunir um vasto leque de propostas a serem apresentadas durante a reunião em Busan.

Um dos momentos mais simbólicos dos três dias de Assembleia Geral foi a aprovação, pelo Governo do Cambodja, dos Oito Princípios de Istambul para a Eficácia do Desenvolvimento das OSC que são parte integrante do documento elaborado no encontro e que servem de guião ao trabalho das OSC nos mais diversos contextos.

Outros recursos:

Sem comentários:

Enviar um comentário