sexta-feira, 28 de outubro de 2011

REALITY OF AID: NEM PARIS NEM ACRA CONTEMPLAM
A APROPRIAÇÃO DEMOCRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO

O relatório sombra sobre a implementação da Declaração de Paris e da Agenda para a Acção de Acra, elaborado pela Reality of Aid, aponta falhas no que diz respeito à apropriação democrática e critica a secundarização das perspectivas das Organizações da Sociedade Civil sobre o Desenvolvimento.

Apesar de reconhecer a difícil tarefa de analisar o progresso na implementação das reformas de Ajuda ao Desenvolvimento, a Reality of Aid fez uma avaliação da sua implementação em 32 Países em Desenvolvimento (incluindo China), nomeadamente no que diz respeito à apropriação democrática.

A primeira parte do relatório traça uma visão geral da importância das OSC para a passagem de uma agenda de Eficácia da Ajuda para a Eficácia do Desenvolvimento e foi divulgada algumas semanas antes do relatório completo. Já o segundo capítulo apresenta um relatório detalhado sobre a perspectiva da Sociedade Civil em cada um dos países em análise. A última parte é dedicada a temas específicos, nomeadamente à questão do ambiente favorável às OSC e à igualdade de género.

Este é mais um contributo para a discussão sobre o lugar da Sociedade Civil na Cooperação para o Desenvolvimento – um dos temas-chave em debate no 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda.

Ler:
DEMOCRATIC OWNERSHIP AND DEVELOPMENT EFFECTIVENESS: CIVIL SOCIETY PERSPECTIVES ON PROGRESS SINCE PARIS (disponível apenas em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário