terça-feira, 24 de abril de 2012

AJUDA HUMANITÁRIA: AS 12 LIÇÕES DOS EXAMES INTER-PARES DO CAD/OCDE


Com base nas lições dos exames inter-pares, promovidos pelo Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (CAD/OCDE) e em exemplos de boas práticas a nível mundial, foi lançado “Towards Better Humanitarian Donorship” cujo objectivo primordial é apoiar e melhorar as intervenções dos financiadores na área da Ajuda Humanitária.

Desta forma, o CAD/OCDE propõe 12 lições, nomeadamente:

_ adoptar uma visão estratégica clara;
_ promover a recuperação e a resiliência;
_ reduzir os riscos;
_ dar prioridade à participação de todos os stakeholders;
_ combinar a visão com os fundos disponíveis;
_ ter mecanismos de decisão claros;
_ construir parcerias sólidas;
_ desenvolver mecanismos de resposta rápida;
_ coordenar as intervenções a nível governamental;
_ clarificar o papel dos militares;
_ investir na sua equipa;
_ demonstrar a importância dos recursos financeiros e promover a aprendizagem.

Os exames inter-pares do CAD/OCDE têm como objectivo melhorar a qualidade e a quantidade de Ajuda ao Desenvolvimento dos países membros da organização, disponibilizar uma análise credível da Cooperação para o Desenvolvimento baseada em princípios comuns. As análises realizadas entre os diversos países possibilita aos membros da OCDE uma partilha de conhecimento e de identificação de boas práticas, no sentido de melhor a coordenação e as práticas individuais dos Estados financiadores de Ajuda ao Desenvolvimento.

_ ler ainda o artigo “Os Exames Inter-Pares e a Eficácia do Desenvolvimento” (por Raquel Freitas), disponível neste blogue

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