Com base nas lições dos exames inter-pares, promovidos pelo
Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Económico (CAD/OCDE) e em exemplos de boas práticas a nível
mundial, foi lançado “Towards Better Humanitarian Donorship”
cujo objectivo primordial é apoiar e melhorar as intervenções dos financiadores
na área da Ajuda Humanitária.
Desta forma, o CAD/OCDE propõe 12 lições, nomeadamente:
_ adoptar uma visão estratégica clara;
_ promover a recuperação e a resiliência;
_ reduzir os riscos;
_ dar prioridade à participação de todos os stakeholders;
_ combinar a visão com os fundos disponíveis;
_ ter mecanismos de decisão claros;
_ construir parcerias sólidas;
_ desenvolver mecanismos de resposta rápida;
_ coordenar as intervenções a nível governamental;
_ clarificar o papel dos militares;
_ investir na sua equipa;
_ demonstrar a importância dos recursos financeiros e
promover a aprendizagem.
_ ler ainda o artigo “Os Exames Inter-Pares e a Eficácia do Desenvolvimento”
(por Raquel Freitas), disponível neste blogue
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