quarta-feira, 6 de junho de 2012

SEGURANÇA ALIMENTAR COMO TEMA CENTRAL DO RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EM ÁFRICA 2012

O Desenvolvimento Humano e a Segurança Alimentar são duas dimensões indissociáveis para atingir o desenvolvimento pleno de África, defende o Relatório de Desenvolvimento Humano em África 2012 (em inglês). Lançado em Maio de 2012 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), trata-se do primeiro relatório do género produzido pela organização (terá uma periodicidade anual).

A África subsariana é a região com a maior prevalência de fome no mundo, porém tem já o conhecimento, a tecnologia e os meios necessários para acabar com a fome e a insegurança alimentar, considera o PNUD. O documento parte da premissa de que África não deve precisar de pedir alimentos, porque “isso é uma afronta à sua dignidade e ao seu potencial” E questiona: “Se alguns países podem adquirir aviões caça, tanques, artilharia e outros meios avançados de destruição, por que não devem ser capazes de dominar os conhecimentos agrícolas? Por que os africanos não devem ser capazes de dispor de tecnologia, tratores, sistemas de irrigação, variedade de sementes e formação necessária para ter segurança alimentar?”

O relatório, dividido em sete capítulos, analisa como a insegurança alimentar persiste numa região de recursos abundantes; identifica os desafios e as ameaças emergentes à segurança alimentar, as políticas de nutrição para a segurança alimentar no futuro, a resiliência a protecção social como caminho para a estabilidade dos sistemas alimentares. Em anexo é possível encontrar inúmeros dados estatísticos sobre desenvolvimento humano, o acesso a alimentos, a sustentabilidade, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário