quarta-feira, 27 de junho de 2012

DE ACRA A BUSAN: OS CONTRIBUTOS DA SOCIEDADE CIVIL PARA A EFICÁCIA DO DESENVOLVIMENTO


A jornada das Organizações da Sociedade Civil (OSC), desde o 3.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda em Acra (Gana) até Busan (Coreia do Sul), está agora documentada em CSOs On The Road From Accra To Busan:  CSO Initiatives to Strengthen Development Effectiveness, lançado hoje, numa iniciativa conjunta da Better Aid e Open Forum for CSO Development Effectiveness. A publicação descreve os processos realizados pela Sociedade Civil a nível nacional, regional e global, que moldaram o debate e os acordos do 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Cooperação para o Desenvolvimento (Busan). Além disso, revela ainda os obstáculos e os principais desafios que as OSC enfrentaram (e enfrentam) na promoção de um Desenvolvimento mais eficaz e democrático.

Reconhecidas como actores de Desenvolvimento de pleno direito em Acra, as OSC deram o passo seguinte em Busan, participando já activamente no Grupo de Trabalho sobre a Eficácia da Ajuda (da OCDE) e nas negociações pós-Busan (última reunião acontecerá dias 28 e 29 Junho – ver aqui). O reconhecimento e a participação das OSC representam uma profunda mudança nas relações de poder entre multistakeholders, considera a Better Aid. Em simultâneo à elaboração de um novo acordo internacional, ao longo dos últimos dois anos, as OSC têm-se empenhado também na definição de um processo interno que regule e torne mais eficaz as suas acções de Desenvolvimento e que culminou com a adopção dos Princípios de Istambul e do Consenso de Siem Reap. Trata-se dos dois documentos norteadores da acção das Organizações da Sociedade Civil e que foram oficialmente reconhecidos no último Fórum de Alto Nível em Busan.

O principal objectivo deste livro é contar a história deste percurso. Porque, como referem os autores, o “progresso extraordinário em várias frentes deve ser celebrado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário