terça-feira, 16 de outubro de 2012

UE: SOCIEDADE CIVIL NA “RAÍZ DA DEMOCRACIA E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”


O título da mais recente comunicação da Comissão Europeia – “As raízes da democracia e do desenvolvimento sustentável: o compromisso da Europa com a sociedade civil no domínio das relações externas “ – resume a importância dada à sociedade civil no relacionamento da UE com o mundo.

O documento, com 13 páginas, sublinha o papel das Organizações da Sociedade Civil locais enquanto parceiros de diálogo e de supervisão e como intervenientes importantes na promoção da paz e na resolução de conflitos.

“Num contexto internacional em plena evolução e tendo em conta políticas externas da UE, as propostas formuladas nesta comunicação têm por objectivo reforçar as relações da UE com as organizações da sociedade civil, adaptando-as aos desafios actuais e futuros. É proposta uma resposta renovada da UE a fim de reforçar principalmente as OSC locais na sua acção para uma governação democrática e um desenvolvimento equitativo” (pp. 12)

Uma melhor cooperação entre as OSC, a UE e os Estados-Membros reforçará a coerência, a homogeneidade e o impacto das acções da União Europeia além fronteiras, conclui a comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário