quarta-feira, 1 de junho de 2011

EUA E REINO UNIDO ASSINAM DOCUMENTO CONJUNTO
PARA O DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL


EUA e Reino Unido reafirmaram na semana passada os seus compromissos para acelerar o progresso no sentido do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, através da criação de um documento conjunto com os elementos-chave para o Desenvolvimento Internacional. Abaixo indicamos os principais temas referidos no documento:

Eficácia da Ajuda – Prestação de Contas, Transparência e Resultados
No que diz respeito à Eficácia da Ajuda, os EUA e o Reino Unido têm criado mecanismos como o UK AID Transparency Guarantee e o U.S. Foreign Assistance Dashboard para divulgar informação clara e comparável sobre os seus programas de Ajuda ao Desenvolvimento. Têm também procurado fortalecer a voz dos Países em Desenvolvimento (PED) e encorajar outros doadores a disponibilizarem informação clara sobre os seus programas. Relativamente ao 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda, os dois países estão alinhados e têm trabalhado em conjunto para fortalecer as organizações multilaterais de Desenvolvimento.

Crescimento Económico
De acordo com a visão dos dois países, o sector privado é a chave para estimular o crescimento económico, ajudando os PED a sair do ciclo de pobreza. EUA e Reino Unido pretendem ajudar a criar o ambiente favorável ao negócio, ao mercado e ao investimento desses países e, em simultâneo, auxiliar na criação de instituições e Governos capazes e sustentáveis. Reafirmam ainda no documento os seus esforços para estimular o mercado e a integração regional, especialmente em África.

Conflito e Situações de Fragilidade
Os Estados em situação de fragilidade são um dos maiores desafios ao Desenvolvimento, aponta o documento. Por essa razão, os dois países irão continuar a colaborar com países como o Sudão e Afeganistão utilizando novas abordagens que têm desenvolvido nos últimos anos. O reforço das economias locais, a criação de emprego e o envolvimento das mulheres nos diversos níveis do processo de tomada de decisão são alguns dos exemplos de fortalecimento de Estados frágeis.

Saúde Global
O documento refere ainda que a tecnologia e inovação disponíveis actualmente podem ajudar-nos a atingir os Objectivos de Desenvolvimento. Nesta área, os dois países comprometem-se a continuar a trabalhar em conjunto, em matéria de vacinação, de cuidados maternos e saúde infantil.

Raparigas e Mulheres
As mulheres e raparigas continuam a carregar o fardo da pobreza, representando igualmente cerca de dois terços dos analfabetos a nível global. EUA e Reino Unidos estão conscientes que o investimento neste grupo-alvo representa um enorme impacto para o crescimento e para a redução da pobreza.

Alterações Climáticas
Relativamente às alterações climáticas, o documento refere que, sem uma acção global e concertada, estas podem aumentar o risco de insegurança e fragilidade em diversas partes do mundo. Os dois países continuarão a reunir esforços para que o aumento da temperatura se fixe abaixo dos 2˚, cumprindo acordos internacionais celebrados nesta área.

Sem comentários:

Enviar um comentário