sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NO FUTURO, QUEM DEVE LIDERAR O DEBATE
SOBRE A EFICÁCIA DA AJUDA?


© The Networker, Agosto/Outubro 2011
O ODI – Overseas Development Institute iniciou uma série dedebates de preparação para o 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda, com uma discussão em torno do futuro da arquitectura mundial de Ajuda ao Desenvolvimento, intitulada Who should lead the aid effectiveness debate in the future?”.

Com o (re) surgimento de novos actores no panorama do Desenvolvimento que vêm desafiar a arquitectura tradicional de Ajuda ao Desenvolvimento, qual o papel do CAD/OCDE – Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico? A presença de actores não tradicionais no Desenvolvimento representa um desafio para os países beneficiários na afirmação da sua liderança, ou podem estas novas abordagens de Desenvolvimento e governação reforçar a apropriação nacional? Como serão os próximos cinco anos em termos de Eficácia da Ajuda?

Estas e outras questões foram debatidas pelo presidente do CAD/OCDE, Brian Atwood, o Alto Comissário do Ruanda para o Reino Unido, Ernst Rwamucyo, e o investigador do ODI, Jonathan Glennie, numa discussão que pode ser ouvida, na íntegra, aqui. Está também disponível para leitura a apresentação de Jonathan Glennie que defende os países que não integram o CAD/OCDE devem ser totalmente envolvidos no debate sobre a Eficácia da Ajuda, que deverá ser liderado pelos países beneficiários da Ajuda ao Desenvolvimento.

Países emergentes em destaque na revista The Networker
A edição mais recente da revista The Networker, da plataforma britânica de ONG – BOND –, é dedicada às economias emergentes e ao crescimento da cooperação Sul-Sul. Destaque para um artigo do investigador do ODI Dan Harris sobre as implicações da emergência de novos doadores para a agenda da Eficácia da Ajuda (páginas 8/9).

Sem comentários:

Enviar um comentário