quarta-feira, 2 de novembro de 2011

AJUDA E MIGRAÇÃO: COMPROMISSOS DE PORTUGAL
ABAIXO DA MÉDIA MUNDIAL


Portugal situa-se muito abaixo da média mundial nos compromissos relativos à Ajuda Pública ao Desenvolvimento, com uma classificação de 2.8 (média: 5), de acordo com o Índice de Compromisso com o Desenvolvimento 2011 divulgado esta semana. A quantidade de Ajuda canalizada para Países em Desenvolvimento, bem como a problemática da Ajuda ligada e a proliferação de projectos contribuíram para o desempenho negativo do país. O primeiro lugar é ocupado pela Suécia com uma classificação de 15. Abaixo de Portugal ficaram apenas a Grécia (2.3), Itália (2), Japão (1.5) e Coreia do Sul (1).

As políticas e compromissos de Portugal na área da Migração também ficaram aquém do desejado – classificação 4 (média: 5), com a Áustria a ocupar o primeiro lugar (11.1). Nesta área foram tidas em conta questões como o acolhimento de asilados e refugiados, o número de estudantes estrangeiros oriundos de Países em Desenvolvimento a frequentar universidades portuguesas, entre outros indicadores.

Apesar da classificação negativa nestas duas áreas, Portugal ocupa um lugar acima da média, a nível global (5.5) pelo desempenho nas áreas do Comércio (6.5), Investimento (5.4), Ambiente (7.4), Segurança (5.7) e Tecnologia (7 – líder da tabela).

O Índice de Compromisso com o Desenvolvimento (ICD), elaborado pelo Center for Global Development em parceria com a revista Foreign Policy, é produzido anualmente desde 2003, e quantifica a importância do impacto de uma série de políticas públicas para a Cooperação Internacional assumidas por 22 países desenvolvidos.

Para ler uma análise completa sobre a elaboração do índice, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário