terça-feira, 29 de novembro de 2011

NOVEMBRO, UM MÊS DEDICADO AO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO




A pretexto do 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda e no quadro do projecto “Portugal e África: Melhor Cooperação, Melhor Desenvolvimento”, co-financiado pelo IPAD, a ACEP organizou e participou numa série de encontros sobre aqueles temas, ao longo do mês de Novembro.

O primeiro, uma sessão de trabalho restrita, sobre divulgação da ciência ao serviço da Cooperação, envolveu Annie Hoban, da Panos London, e investigadores de dez centros portugueses (notícia na Panos London aqui).

A 15 e 16 de Novembro, a ACEP colaborou com a Fundação Calouste Gulbenkian, com uma comunicação na 1.ª apresentação pública do Observatório de África e da América Latina e ainda nas das Grandes Lições sobre África, onde participaram, entre outros, os académicos Elikia M´bokolo e Serge Michailoff.

Já no dia 25 de Novembro, com a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, e o apoio da FCG, a ACEP organizou um debate em torno das propostas para o futuro da Cooperação, por parte das instituições europeias e africanas (com a eurodeputada Ana Gomes, a Vice-Presidente do IPAD Inês Rosa e o Secretário-executivo da CPLP Domingos Simões Pereira) e das Organizações da Sociedade Civil (com Raquel Freitas, do CIES e Fátima Proença, da ACEP). No final da sessão Maria Hermínia Cabral da FCG apresentou o livro “Eficácia da Ajuda e do Desenvolvimento”, editado pela Plataforma Portuguesa das ONGD (acessível aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário