sexta-feira, 2 de março de 2012

ABONG PUBLICA ESTUDO E LANÇA SITE SOBRE TRANSPARÊNCIA E LEGITIMIDADE DAS OSC


A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) publicou recentemente um estudo sobre o nível de transparência e legitimidade das Organizações da Sociedade Civil brasileiras e surge numa altura de crescente criminalização das OSC no Brasil.

O estudo, que partiu de uma recolha bibliográfica sobre o tema e de questionários a OSC brasileiras, apresenta diversas iniciativas desenvolvidas por organizações brasileiras e procura reflectir sobre as alterações do ambiente legal-institucional no que diz respeito à transparência e acesso a informações públicas por parte das OSC, particularmente aquelas que recebem financiamento público. Apresenta ainda um conjunto de impressões, sugestões e opiniões recolhidas junto das OSC associadas da ABON que participaram no inquérito para o estudo.

Portal da Transparência
Para além do estudo, a ABONG lançou o Portal da Transparência, através de o qual divulga informação, relatórios, estudos e links úteis, entre outro tipo de informação, sobre a questão da transparência nas OSC, particularmente no contexto brasileiro.

O estudo e o portal sobre transparência das OSC surge no âmbito do projecto “Transparência e legitimidade das organizações da sociedade civil – Fortalecimento da esfera pública no Brasil”, desenvolvido pela ABONG ao longo de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário