segunda-feira, 21 de maio de 2012

DIREITOS HUMANOS E BOA GOVERNAÇÃO EM DESTAQUE
NO DEBATE SOBRE A COOPERAÇÃO PARA O
DESENVOLVIMENTO DA UE


Os ministros do Desenvolvimento dos diversos Estados membros da União Europeia (UE) reuniram-se em Bruxelas, a 14 de Maio, para discutir o futuro da política de Desenvolvimento da UE, tendo como base o documento elaborado em Outubro de 2011, intitulado Agenda para a Mudança (ver Increasing the impact of EU Development Policy: an Agenda for Change).

A promoção dos direitos humanos e da boa governação foram os temas em destaque na discussão sobre o futuro da Cooperação para o Desenvolvimento da UE, bem como a eliminação gradual de Ajuda ao Desenvolvimento a países que podem financiar os seus próprios programas de Desenvolvimento.

A declaração final da reunião, dividida em 25 pontos, reafirma ainda a responsabilidade conjunta de reduzir a fragmentação da Ajuda ao Desenvolvimento, melhorar a coordenação ao nível dos Estados membros e demonstrar resultados claros dos programas de Desenvolvimento aos cidadãos europeus.

Porém, a visão da Comissão Europeia inclui algumas propostas que têm pouco em conta a importância da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) para atingir os objectivos de Desenvolvimento da UE. Assim, durante o encontro, os Estados membros apelaram a uma abordagem mais ambiciosa na CPD, indicando prioridades para esta agenda, nomeadamente quanto à partilha de conhecimento, a mais diálogo ao nível de cada país e um maior engajamento de Governos, sociedade civil e outros stakeholders. Para reforçar a importância conferida a esta questão, a UE adoptou uma declaração em paralelo sobre a CPD, defendendo que esta complementa a Agenda para a Mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário