quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL LANÇAM “PARCERIA DAS OSC PARA A EFICÁCIA DO DESENVOLVIMENTO”
EM NAIROBI




Um ano após o 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Cooperação para o Desenvolvimento, em Busan (Coreia do Sul), as Organizações da Sociedade Civil reorganizaram-se e desencadearam um processo de criação de um quadro comum para a Eficácia do Desenvolvimento interno ao seu trabalho, que culminou na adopção da Declaração de Nairobi para a Eficácia do Desenvolvimento.

De 8 a 10 de Dezembro de 2012, cerca de 50 representantes da sociedade civil reuniram-se em Nairobi, Quénia, para lançar formalmente a Parceria das OSC para a Eficácia do Desenvolvimento (a CPDE, na sigla em inglês de CSO Partnership for Development Effectiveness), resultado da fusão das duas plataformas internacionais da Sociedade Civil: a Better Aid e o Open Forum for CSO Development Effectiveness (que são extintas no final de Dezembro de 2012).

A nova plataforma de Sociedade Civil – a CPDE – prevê a promoção e realização dos direitos humanos, da justiça social, da igualdade (nomeadamente a de género), e a sustentabilidade do Desenvolvimento. Trata-se de uma plataforma voluntária, centrada na promoção da eficácia do Desenvolvimento, e procurará mobilizar um leque muito diversificado de OSC a nível mundial, em torno da Nova Parceria de Busan sobre a Eficácia da Cooperação para Desenvolvimento.


Publicações-chave e Plataformas Multimédia sobre Eficácia do Desenvolvimento das Organizações da Sociedade Civil:

_ Kit de Implementação dos Princípios de Istambul (inglês, francês, espanhol);
_ Kit de advocacy: Um guia de acções de advocay para a promoção do ambiente favorável em diferentes contextos (inglês, francês, espanhol);

Mais informação (em inglês):
_ Boletim final do Open Forum for CSO Development Effectiveness (com as datas-chave do processo – em inglês, francês, espanhol).

Sem comentários:

Enviar um comentário