sábado, 21 de maio de 2011

Ranking 2011 das Agências de Ajuda ao Desenvolvimento destaca desempenho positivo do DFID e negativo da ONU


Um novo estudo elaborado pelos académicos William Easterly and Claudia Williamson classifica o desempenho das agências bilaterais, multilaterais e das Nações Unidas, revelando o fraco desempenho da ONU e destacando o exemplo da agência britânica DFID – Department for International Development.

O DFID está entre as 10 agências que disponibilizam informação completa à OCDE sobre a canalização da Ajuda, reportando também o número de funcionários, custos administrativos, salários e outros benefícios e os números gerais do orçamento da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) no seu site. Também o Japão, a Nova Zelândia e a Alemanha ficam bem na fotografia, ocupando os cinco lugares cimeiros do ranking elaborado pelos autores.

Enquanto isso, as agências das Nações Unidas têm, em média, pior desempenho do que outras agências multilaterais e bilaterais, de forma geral e, particularmente, a nível de transparência. A título de exemplo, o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento não tem revelado dados sobre custos operacionais e de APD.

O documento foi elaborado tendo em conta cinco dimensões distintas: transparência da APD, os custos fixos, a especialização da Ajuda, a eficácia dos canais de Ajuda e o processo de selecção dos países beneficiários.

Sem comentários:

Enviar um comentário