terça-feira, 12 de julho de 2011

MAIS DE 5.000 PESSOAS JÁ ASSINARAM PETIÇÃO SOBRE TRANSPARÊNCIA NA AJUDA AO DESENVOLVIMENTO

Presidente do CAD/OCDE, Brian Atwood e
Directora da Publish What You Fund, Karin Christiansen
A campanha a favor da transparência da Ajuda ao Desenvolvimento “Make Aid Transparent”, lançada em Maio, conta já com mais de 5.000 assinaturas de cidadãos de 115 países e com o apoio de mais de 70 organizações, incluindo a ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos. Os números foram revelados esta semana durante um encontro com responsáveis da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento Económico (OCDE, na sigla inglesa).

Os vice-Presidentes do Grupo de Trabalho sobre a Eficácia da Ajuda da OCDE, Talaat Abdel Malek e Bert Koenders, receberam formalmente os resultados da petição pela mão do Presidente da plataforma Better Aid, Antonio Tujan, e da Directora da Publish What You Fund, Karin Christiansen (organizações promotoras), diante de mais de 100 delegados de países da OCDE. A petição foi também recebida pelo Presidente do CAD – Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE, Brian Atwood.

“Isto é exactamente o que precisamos”, disse Bert Koenders durante a sessão, afirmando que a questão da Transparência da Ajuda será tema de discussão no Grupo de Trabalho e nas reuniões com os delegados dos países da OCDE.

Reconhecendo a importância da transparência no processo de apoio ao Desenvolvimento por parte das instituições ou países doadores para os Estados beneficiários, os signatários da petição – cidadãos e organizações – reclamam maior transparência aos doadores.
No site da iniciativa está disponível um vídeo com uma breve explicação sobre a questão da transparência da Ajuda ao Desenvolvimento. Veja aqui mais fotografias da iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário