quarta-feira, 28 de março de 2012

SOCIEDADE CIVIL EUROPEIA APELA
A MAIOR TRANSPARÊNCIA DA UE


Quase 250 organizações europeias, incluindo a ACEP, já endossaram os 20 apelos sobre o futuro da transparência na União Europeia (UE), uma carta que tem como principal objectivo reforçar o direito de acesso a documentos da UE ou, pelo menos, evitar qualquer constrangimento ao actual direito de acesso à documentação. O documento, elaborado pela Access Info Europe, foi enviado no início desta semana aos representantes dos Estados membros que participaram numa reunião do Grupo de Trabalho sobre Informação para discutir a reforma das normas de acesso a documentos da UE (a Norma 1049/2011), publicada em 2008 pela Comissão Europeia.

Como organização dedicada a promover a abertura e transparência de organismos nacionais e supranacionais, a Access Info Europe tem especial interesse nestas reformas e em conhecer a posição dos diversos países da UE. De acordo com a organização, os Estados membros têm resistido às propostas do Parlamento Europeu para melhorar o direito de acesso a documentos da UE como reconhecida nos tratados e têm apoiado activamente propostas que reforcem o poder dos Estados membros para vetar a divulgação de documentos que produzem.

Para aderir à campanha, basta enviar um e-mail para Anne Vandelle com o nome da organização, nome do representante e logotipo da organização para anne@access-info.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário