terça-feira, 10 de abril de 2012

11 INOVAÇÕES PARA A EFICÁCIA DA COOPERAÇÃO
PARA O DESENVOLVIMENTO


Partindo da premissa de que a agenda de harmonização e alinhamento de Paris não são suficientes para melhorar a eficácia da Cooperação para o Desenvolvimento, os autores do paper “Beyond Paris: 11 innovations in aid effectiveness” destacam as mais recentes inovações na gestão e nos mecanismos de canalização da Ajuda ao Desenvolvimento. O documento apresenta 11 inovações em três grandes categorias: melhorar a qualidade da Ajuda ao Desenvolvimento por parte das instituições ou países financiadores; melhorar a qualidade da Ajuda do país parceiro e melhorar a forma como os financiadores interagem e como a Ajuda ao Desenvolvimento é canalizada.
Os autores sugerem, por exemplo, a promoção de colaborações com novos parceiros, nomeadamente através de parcerias público-privadas; a criação de redes virtuais de colaboração e de partilha de conhecimento com recurso à internet; e o aumento da selectividade das agências nacionais de Ajuda ao Desenvolvimento, reduzindo o número de parceiros e aumentando a selectividade sectorial.

_ Ler paper completo em “Beyond Paris: 11 innovations in aid effectiveness”, de Matthew Morris e Jonathan Pryke (Development Policy Centre, Australian National University)

Sem comentários:

Enviar um comentário