segunda-feira, 25 de junho de 2012

PEER REVIEW CAD/OCDE: CANADÁ DEVE PROMOVER MAIOR TRANSPARÊNCIA DA AJUDA AO DESENVOLVIMENTO



O Canadá deve reverter os cortes orçamentais na área da Ajuda ao Desenvolvimento e promover uma maior transparência dos fluxos canalizados para programas de Desenvolvimento, adverte o Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (CAD/OCDE) no peer review recentemente elaborado sobre o país. O exame ao Canadá conclui ainda que o Governo não tem uma visão clara sobre a política de Cooperação para o Desenvolvimento e deve justificar e clarificar quem beneficia da Ajuda ao Desenvolvimento canadiana.

O Canadá não deve confundir os objectivos de Desenvolvimento com a promoção de interesses comerciais – numa referência às parcerias com o sector privado – advertindo que os objectivos de Desenvolvimento e a questão da apropriação pelos países parceiros devem ser questões prioritárias e devem estar reflectidas nos programas de Ajuda ao Desenvolvimento do país. O CAD/OCDE sublinha ainda o facto de quase metade dos 20 dos países para os quais o Canadá continua a canalizar Ajuda ao Desenvolvimento estão classificados como Países de Rendimento Médio.

O anterior peer review ao Canadá foi feito em 2007 e das 18 recomendações feitas no documento, oito foram implementadas, nove parcialmente implementadas e uma não foi implementada (ausência de programação para redução do risco de castástrofes, com compromissos assumidos internacionalmente).

AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO CANADIANA EM RELANCE


Sem comentários:

Enviar um comentário