sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RELATÓRIO DO CAD/OCDE:
ANÁLISE DE JOÃO GOMES CRAVINHO

Decorreu no passado dia 9 de Novembro o mais recente “exame” do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da OCDE à Cooperação Portuguesa, na sede da OCDE em Paris. Foi um dia dedicado à análise e troca de opiniões entre os pares sobre o relatório que foi elaborado pelo Secretariado da OCDE ao longo de oito meses de análise e de entrevistas realizadas em Lisboa e em Cabo Verde. Em poucas palavras, este exercício esboça a imagem de Portugal como país doador, através da análise e avaliação da sua forma de fazer cooperação, de acordo com os compromissos internacionais assumidos.
Para Portugal, o trabalho da OCDE, e em particular do CAD, através deste tipo de mecanismo de avaliação, tem sido muito importante no processo de partilha de conhecimento com os outros países e sobretudo de melhoria das nossas práticas e políticas de desenvolvimento. De facto, durante a última década, os anteriores exercícios como este tiveram uma influência marcante na elaboração das políticas nacionais de cooperação para o desenvolvimento e ajudaram-nos francamente a evoluir.
Como é do conhecimento público, os resultados deste último exame foram recentemente publicados. Creio sinceramente que, apesar das dificuldades que temos de enfrentar, Portugal não deixa de ter boas razões para estar satisfeito quanto aos passos que tem dado na sua política de cooperação. Claro que há sempre muito caminho a fazer e muito espaço para melhorar, mas podemos também estar convictos de que o esforço dos últimos anos tem dado frutos sólidos. Em poucas palavras, para descrever os resultados do exame, assistimos a grandes progressos em termos qualitativos, embora haja melhorias a fazer em termos quantitativos, nomeadamente no que diz respeito aos nossos compromissos internacionais em matéria de APD.
por João Gomes Cravinho
Secretário de Estado da Cooperação Portuguesa

* Análise do Relatório do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento, da OCDE,
publicada na Newsletter comemorativa do 23.º aniversário da OIKOS

Sem comentários:

Enviar um comentário