sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TIMOR-LESTE PROPÕE EM BUSAN A APROVAÇÃO DE OBJECTIVOS DE PEACEBUILDING E CONSTRUÇÃO DE ESTADO


Timor-Leste pretende ver aprovados em Busan Objectivos de Peacebuilding e Construção de Estado (Peacebuilding and State-building Goals – PSGs) em substituição dos Objectivos para o Desenvolvimento do Milénio (ODM), revela o coordenador da Direcção Nacional para a Eficácia da Ajuda de Timor-Leste, Helder da Costa, no boletim de Outubro/2011 do 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda (HLF4, na sigla inglesa). Para o representante timorense, os ODM são “inatingíveis” por muitos dos Estados em situação de fragilidade e portanto devem ser substituídos por uma agenda de construção da paz e de Estado. Após a aprovação no HLF4, Timor-Leste pretende levar a questão à Assembleia Geral das Nações Unidas.

No final de Novembro em Busan, Timor-Leste também espera um maior compromisso no alinhamento e harmonização com as políticas nacionais por parte dos países doadores. Ainda sobre os Estados em situação de fragilidade ou pós-conflito, Helder da Costa considera que os Princípios de Bom Engajamento Internacional em Estados Frágeis (2007) são demasiado inflexíveis e que os doadores não têm tido capacidade de lidar com situações de fragilidade.

O boletim de Outubro/2011 do 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda (HLF4, na sigla inglesa) continua a divulgar reflexões globais sobre a agenda para a Eficácia da Ajuda e as expectativas para Busan. Desta vez, representantes de quatro Países em Desenvolvimento – Afeganistão, Zâmbia, El Salvador e Timor-Leste – expõem as suas visões e expectativas para Busan e falam acerca de as conclusões do relatório sobre a implementação da Declaração de Paris.


Leia também:

Sem comentários:

Enviar um comentário